Colesterol Total e Frações

Perfil lipídico, também conhecido como lipidograma, é o exame de sangue capaz de determinar a quantidade de lipídios na circulação sanguínea. Os lipídios são moléculas de gordura, como LDL, HDL, VLDL e triglicerídeos, que quando estão em valores fora do normal, representam um grande risco para desenvolver doenças cardiovasculares, como angina, infarto, AVC ou trombose venosa, por exemplo.

Para que serve?
O exame de perfil lipídico é solicitado pelo médico com o objetivo de identificar o risco destas doenças e ajudar a orientar o tratamento ideal para cada pessoa, como forma de impedir complicações à saúde. Para determinar o perfil lipídico é colhido um exame de sangue, que pode ou não ser feito em jejum.

No Lipidograma é possível observar os valores de:
- Colesterol LDL: Considerado o colesterol mau.
- Colesterol HDL: Considerado o colesterol bom, por isso é o único que deve estar elevado, como forma de prevenir o risco de doenças cardiovasculares.
- Colesterol VLDL: É o tipo de colesterol que tem como função o transporte dos triglicerídeos e do colesterol para os tecidos do corpo, e faz parte do grupo colesterol não-HDL, por isso, deve ser mantido em valores baixos.
- Colesterol não-HDL: É a soma de todos os tipos de colesterol, exceto o HDL e, assim como o colesterol LDL isolado, também é considerado pelos médicos um importante fator de risco de doenças cardiovasculares, e podem ser utilizados para o acompanhamento e orientação do tratamento.
- Colesterol Total: É a soma do HDL, LDL e do VLDL. Quando está alto, aumenta o risco de doenças como infarto, AVC, angina ou pancreatite, por exemplo. Entretanto, deve-se ter em consideração que, se o colesterol bom (HDL) estiver muito alto, pode aumentar o valor do colesterol total, por isso, é sempre importante comparar os valores do perfil lipídico completo.
- Triglicerídeos: Também conhecidos como triglicérides, estas moléculas de gordura são uma importante fonte de energia para o corpo e para os músculos, entretanto, quando estão elevados na circulação sanguínea, podem facilitar o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além das doenças cardiovasculares, os triglicerídeos excessivamente elevados também podem provocar pancreatite.

Orientações:
- Deve manter a dieta habitual nos cinco dias que antecedem a realização deste exame, mas sem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 72 horas.
- Caso solicitado em jejum, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.
- Caso tenha de fazer algum procedimento que necessite de dieta específica e/ou preparo intestinal, precisa realizar este exame antes de iniciar o preparo ou cinco dias após o procedimento
- Deve evitar a prática de exercício físico vigoroso nas 24 horas que antecedem a coleta de sangue.
- Na data que antecede o exame, para aqueles que praticam diariamente algum tipo de exercício físico, deve-se solicitar que a prática de exercício seja de leve intensidade ou, se possível, a suspensão da atividade física.

Este exame também é conhecido como:

Valor do Exame
  • R$ 24.00




Unidade Copacabana

Localização:

Av. Nossa Sra. de Copacabana 605
Sala 410

Telefone:

(21) 2236-1787

Horário de Atendimento:

Segunda - Sexta: 7h às 17h
Sábados: 7h às 11h

Clique para maiores informações

Unidade Méier

Localização:

Rua Dias da Cruz 147
Cobertura 04

Telefone:

(21) 2594-0618 / (21) 2596-0448

Horário de Atendimento:

Segunda - Sexta: 7h às 17h
Sábados: 7h às 11h

Clique para maiores informações

Unidade Recreio

Localização:

Av. das Américas 15.700
Sala 244

Telefone:

(21) 2437-2121

Horário de Atendimento:

Segunda - Sexta: 7h às 17h
Sábados: 7h às 11h

Clique para maiores informações

Exames a preços populares, ligue agora para (21) 2594-0618